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Análise do estado da vela de ignição

Publicado no dia: 29/06/2021
Análise do estado da vela de ignição
1. Normal
  •  O pé do isolador apresenta-se da cor branco-acizentado/amarelo-acizentado a marrom-clara.
  •  O motor está em boas condições. O grau térmico da vela está correto.
  •  Os ajustes da mistura a da ignição estão corretos, nãs há falhas de ignição, o sistema de partida a frio funciona corretamente.
  •  Não há resíduos de aditivos de combustível, nem de particulas de óleo do motor. Não há sobrecarga térmica.


2. Fuliginosa(carbonização seca)O pé do isolador, os eletrodos e a carcaça da vela apresentam-se cobertos por uma camada fosca de fuligem preto-aveludada(seca).
CAUSAS
Ajuste de mistura errado(carburador, injeção) - mistura muito rica, filtro de ar sujo, afogador automático com mau funcionamento, afogador manual puxado por longo tempo, percursos curtos muito frequentes, vela de ignição muito fria para o motor.
EFEITOS
Falhas de ignição, dificuldade de partida frio.
SOLUÇÕES
Ajustar ponto de ignição e regulagem de mistura, verificar o filtro de ar, evitar percursos curtos frequentes. Em caso de carbonização severa, substituir as velas de ignição e atentar para o uso do grau térmico correto.


3. Oleosa(carbonização oleosa)O pé do isolador, os eletrodos e a carcaça da vela apresentam-se cobertos por uma camada fuliginosa, brilhante, úmida de óleo e por resíduos de carvão.
CAUSAS
Óleo em excesso na câmara de combustão, nível de óleo muito alto, guias de válvulas, cilindros e anéis do pistão estão gastos. Em motores a gasolina de 2 tempos, óleo em excesso na mistura.
EFEITOS
Falhas na ignição, dificuldade de partida.
SOLUÇÕES
Retificar o motor, usar a proporção correta de mistura gasolina/óleo(motor de 2 tempos), substituir as velas e ignição.


4. Resíduos de ferroO pé do isolador, eletrodos e parte da carcaça da vela de ignição apresentam-se cobertos por sedimentos vermelho-alaranjados.
CAUSAS
Aditivos de combustível ferrosos, resíduos de corrosão de peças do motor/sistema de combustível. O sedimento surge durante o funcionamento normal, depois de poucos milhares de quilômetros.
EFEITOS
O revestimento ferroso tem propriedades de condução elétrica, provocando falhas de ignição.
SOLUÇÕES
Substituir as velas de ignição.


5. Resíduos leves de chumboO pé do isolador apresenta-se coberto por uma fuligem amarelo-marrom que também pode ter um tom esverdeado.
CAUSAS
Aditivos de combustível contendo chumbo. A fuligem surge devido a uma operação do motor em plena carga após um longo período de operação em carga parcial.
EFEITOS
Devido à uma operação em plena carga, os resíduos de chumbo adquirem propriedades de condutor elétreico, causando falhas de ignição.
SOLUÇÕES
Substituir as velas de ignição.


6. Reíduos grossos de chumboO pé do isolador apresenta-se cobeto por uma fuligem espessa amarelo-marrom que também pode ter um tom esverdeado.
CAUSAS
Aditivos de combustível contendo chumbo. A fuligem surge devidoa uma operação do motor em plena carga após um longo período de operação em carga parcial.
EFEITOS
Devido à operação em plena carga, os resíduos de chumbo adquirem propriedades de condutor elétrico, causando falhas de ignição.
SOLUÇÕES
Substituir as velas de ignição.


7. Resíduos/ImpurezasO pé do isolador, câmara de respiro e eletrodo massa apresentam-se cobertos com uma grossa camada cinzenta, de estrutura semelhante a cinzas soltas.
CAUSAS
As partículas de aditivos do óleo ou combustível podem causar a formação dessa cinza na câmara de combustão e na vela de ignição.
EFEITOS
Pode causar pré-ignições, levando a perda de potência e danos ao moto.
SOLUÇÕES
Reparar o motor. Substituir as velas de ignição e mudar de óleo, se necessário.


8. SuperaquecimentoO eletrodo central está parcialmente fundido, a ponta do pé do isolador está esponjosa, amolecida e com bolhas.
CAUSAS
Sobrecarga térmica extrema devido a pré-ignições, por exemplo, em virtude de ponto de ignição adiantado, resíduos na câmara de combustão, válvulas defeituosas, distribuidor com defeito, combustível de má qualidade, mistura pobre, vela aplicada com torque inadequado. É possível que o grau térmico da vela esteja muito elevado.
EFEITOS
Falhas de ignição, perda de potência seguida de falha total(danos ao motor).
SOLUÇÕES
Verificar o motor, ponto de ignição e regulagem de mistura. Substituir as velas de ignição e atentar-se para o uso do grau térmico correto.


9. Eletrodo central fundidoO eletrodo central está completamente fundido e o eletrodo massa possivelmente está parcialmente fundido.
CAUSAS
Sobrecarga térmica devido a pré-ignições, por exemplo, em virtude de ponto de ignição adiantado, resíduos na câmara de combustão, válvulas defeituosas, distribuidor com defeito, combustível de má qualidade, mistura pobre, vela aplicada com torque inadequado.
EFEITOS
Falhas de ignição, perda de potência, eventuais danos ao motor.
SOLUÇÕES
Verificar o motor, ponto de ignição e regulagem de mistura. Substituir as velas de ignição.


10. Eletrodos central e massa fundidosOs eletrodos apresentam um aspecto semelhante a uma couve-flor. É possível que tenha havido depósito de materiais que não são de origem da vela de ignição.
CAUSAS
Sobrecarga térmica devido a pré-ignições, por exemplo, em virtude de ponto de ignição adiantado, resíduos na câmara de combustão, válvulas defeituosas, distribuidor com defeito, combustível de má qualidade, mistura pobre, vela aplicada com torque inadequado.
EFEITOS
Falhas de ignição, perda de potência seguida de falha total(danos ao motor).
SOLUÇÕES
Verificar o motor, ponto de ignição e regulagem de mistura. Substituir as velas de ignição.


11. Desgaste excessivo dos eletrodos central e massaCAUSAS
Aditivos de combustível e óleo agressivos. Condições de fluxo desfavoráveis na câmara de combustão, eventualmente devido a depósitos, detonações no motor. Não existe sobrecarga térmica.
EFEITOS
Falhas de ignição, principalmente durante aceleração(a tensão de ignição para grandes abeturas de eletrodos já não é mais suficiente). Performace de partida ruim.
SOLUÇÕES
Substituir as velas de ignição.


12. Desgaste excessivo do eletrodo centralCAUSAS
Não foi respeitado o intervalo para substituição das velas de ignição.
EFEITOS
Falhas de ignição, principalmente durante aceleração(a tensão de ignição para grandes abeturas de eletrodos já não é mais suficiente). Performace de partida ruim.
SOLUÇÕES
Substituir as velas de ignição.
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